domingo, 1 de março de 2009

Como saber?

Eu me lembro como se fosse ontem, quando aquele homem alto, com barba preta, uns 30 anos de idade e aparência tristonha entrou na sala da minha casa alegando ser o dono da caixinha cheia de dinheiro que encontrei há poucos dias na esquina de uma rua vazia, enquanto caminhava em direção ao trabalho.

Ele me disse que viera de um lugar pobre, aonde os insetos faziam sempre as honras da casa e as pessoas, eram ingênuas de um jeito raro de se encontrar hoje em dia.
Me disse também, que sua mãe precisava de dinheiro para poder mudar todas as coisas ruins que predominavam na vida dela, sem citar quais coisas eram essas. Sua família era miserável, ignorante e também vivia naquele lugar, de onde ele viera.

Ele alegou ser iletrado, incapaz de assinar sequer o seu próprio nome... Mas não me disse sobre a origem daquele tanto de dinheiro que encontrei na caixinha.

Enquanto conversávamos, eu me indagava como tal homem, supostamente pobre e analfabeto, conseguiu aquele tanto de dinheiro. Era impossível que fosse trabalhando, pois, qualquer trabalho que ele fosse capaz de fazer, não seria capaz de gerar tanta verba. Mesmo que ele trabalhasse desde os 18 anos sem gastar um real durante todos os meses, não iria conseguir tudo aquilo.

O fato de aquele dinheiro ser guardado em uma caixinha tão simplória e sem cuidado nenhum em relação a segurança do dinheiro, não me surpreendeu, agora que estava praticamente convencida de que aquele, era o dono da tal caixinha.

Após fazer várias perguntas para ter certeza de que ele era mesmo o dono do dinheiro - e ele ter respondido à todas as perguntas sem pensar e corretamente - chegamos a pergunta fatal: "qual é mesmo o seu nome?", perguntei, antes de me levantar para buscar a caixinha e entregá-la ao dono que definitivamente havia me convencido.

Foi quando a minha vista escureceu.

Um comentário:

Paulo Medina disse...

q historia mor.

t amo
^^