quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jingle bells e nada resolvido ainda

Sei que esse tópico já é "manjado", mas eu não consigo me conformar com a tranquilidade que o cidadão brasileiro tem para fazer as coisas. É uma mania de deixar sempre tudo para a última hora que realmente me espanta.
Hoje, 24 de dezembro, véspera de natal, ceia praticamente pronta em todas as casas que se preparam para receber seus convidados, familiares e afins e todas as lojas do centro da cidade se encontram lotadas, abarrotadas de gente que fica indignada por só encontrar o resto das mercadorias. Resto é um termo relativo para se usar quando, já preparados para a mania de deixar para a última hora, os comerciantes lotam as prateleiras de seus estabelecimentos de produtos.
É incrível como que mesmo com propagandas no ar sobre o tema "Natal", com promoções criadas especialmente há três meses para arrematar o décimo terceiro salário do povo, com o mundo todo se preparando para a tão esperada data durante o ano todo, tem gente que ainda deixa para fazer as coisas na última hora ...e última hora mesmo. Aposto que hoje, às 17:45h ainda vai ter gente indo atrás do presente do amigo secreto que vai ser revelado à meia-noite - detalhe que as lojas encerram suas atividades às 18h.
Não tem jeito. Isso é da essência do brasileiro.
Dizer que falta tempo, que é muita coisa para ir atrás, que quando se programa para fazer algo, algo maior dá errado antes e acaba atrapalhando todo o resto do plano, para mim, é tudo desculpa. Por que na última hora é possível arranjar algumas tempo e antes, não?
Nesse ponto, eu admiro - e muito - o povo norte-americano. Nos dois meses que passei na "terra do tio Sam", pude perceber como o povo de lá é prático, rápido. Quando eles precisam fazer algo, fazem rápido, é como se quisessem se livrar logo de tal obrigação, ficar em paz com as suas pendências. E nisso, eu acredito que seria muito legal se tomássemos como exemplo, não só o consumismo, mas a praticidade para fazer as coisas e deixar o ambiente sempre "leve".
Fica aqui então uma dica de presente de natal para todo um povo: vamos fazer as coisas com mais rapidez e evitar confusões bem no dia em que todo o mundo está em paz com todos, com vontade de fazer o bem e só doar a sua alegria para as pessoas.

Nenhum comentário: