segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Até aonde vai o poder da imaginação

Não tem nada melhor do que ficar de bobeira fazendo nada em casa, tem?
Nada melhor do que acordar na hora em que se quer e sem pressa, colocar uma roupa qualquer. Comer porcaria, deitar no sofá e procurar alguma coisa legal para assistir. Ou ainda, se fechar em um mundo só seu junto com aquele livro que você tanto gosta de ler e não quer que tenha fim nunca. Mas, o fim do livro é inevitável e quando você se aproxima dele sente até vontade de fechá-lo e ler mais tarde, mas ainda assim, a vontade de saber o que vai acontecer, não passa.

Tudo bem. A decisão que você toma é a de ler o livro até o final e encarar que isso tem que acontecer. Conforme as últimas páginas vão passando pelas suas mãos, é como se o seu coração fosse batendo cada vez mais rápido, mais ansioso, mais atento a tudo que os seus olhos estão lendo. A história sempre fica mais completa quando isso acontece, e, de repente, é como se tudo que você leu nas últimas tantas páginas, fizessem cada vez mais sentido, cada vez mais se encaixassem com o que está por vir no fim. Quando você menos espera, termina o capítulo, o último capítulo, e custa a acreditar que acabou. Lê de novo as últimas linhas, para poder ter a certeza de como foi o fim da história. E chega o momento em que a tal "depressão pós fim de livro" bate forte dentro de você, da sua cabeça, de toda a história que te acompanhou nos últimos dias. É como se todos os personagens que você conheceu, que de algum modo, fizeram parte do seu cotidiano, tivessem partido.

Você leva um certo tempo para poder absorver o fim do livro. Mas absorve. E absorve também, a ótima idéia, a sensação de quero mais, e o alívio de saber que a história, ainda não acabou ...pois o poder da imaginação, nos leva até os personagens, nos leva até aonde queremos ir com a história, até aonde queremos que ela vá, que ela seja, que ela termine.

Nenhum comentário: