segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pôr no orkut

É engraçado a importância que todo mundo hoje em dia dá às coisas mais banais. Quer dizer, eu não conheço ninguém que vá à uma festa, um barzinho, um restaurante, um parque, ou até mesmo, à um shopping e, não tire uma foto sequer para "pôr no orkut".

Eu consigo acompanhar a vida de muita gente através da minha página no orkut. Posso ver quem casou, quem começou a namorar, quem engravidou, quem terminou um namoro, quem passou no vestibular de uma faculdade renomada, quem tirou carta, quem fez uma tatuagem nova, quem cortou o cabelo, quem alisou o cabelo, quem pintou o cabelo... Posso até saber quando alguém vai viajar, já viajou e como foi a viagem. Consigo tudo isso apenas com uns três ou quatro cliks no mouse do meu computador.

A privacidade de cada indíviduo já não existe mais. Afinal, a cada dia nos deparamos com "novos orkuts", como twitter, myspace, facebook, badoo, etc. São tantos que eu já nem sei mais o que é novo e o que não é. Tem até gente que usa o blog como uma espécie de diário. Confesso que sou adpeta apenas ao orkut pois, para mim, é o suficiente para conseguir saber muita coisa sobre a vida de muita gente.

Como li hoje no blog de um grande amigo, Thiago Gomes Rodrigues (http://www.falonadasoobservo.blogspot.com): "Isso ocorre desde o início dos anos 2000, quando a febre de exposição da vida alheia tomou conta do mundo. Bisbilhotar o que o outro faz, comentar da vida alheia, acompanhar os passos de outro ser humano e viver em torno disso virou um hobby para os brasileiros. Desculpe, errei. Não se tornou um hobby, e sim um hábito." Nesse texto, ele falava sobre a febre que é o Big Brother. Eu sinceramente acredito que esse "hábito" que o povo brasileiro tem de bisbilhotar a vida alheia, nasceu junto com esse programa da Rede Globo.

Em um país aonde políticos roubam descaradamente, cidadãos traficam desde armas até pessoas na frente de todo mundo e ninguém nunca faz nada para acabar com toda essa podridão que existe por aqui, não é de surpreender que a fofoca sobre quem casou e quem deixou de casar seja o assunto predileto da maioria das pessoas.

4 comentários:

Paulo Medina disse...

Concerteza Gabi, isso eh verdade mesmo, ´imprecionante o poder que esses programas de tv e da internet tem a capacidade de dominar a mente das pessoas. São os fênomenos das redes sociais. Sai na frente quem mais fofocas souber, infelizmente.
PARABÉNS, EXCELENTE ARTIGO.

Thiago Gomes Rodrigues disse...

PARABÉNS, EXCELENTE ARTIGO (2)

Adoro a maneira que você escre, e me senti honrado com o " grande amigo". Me senti lisonjeado também com a indicação de meu blog. E faço as palavras do Paulo as minhas : Capacidade de dominar a mente das pessoas!!!

Beijão

Juúh disse...

Pois é Gaby.. de fato a sociedade está infectada. E os grandes vícios são a televisão e a internet.Fato.. infelizmente. Bom, nem preciso falar que são ótimos os seus textos né?! Parabéns! E obrigada pelo espacinho que me colocou aí! Beijos!
:)

Gustavo Borges disse...

Texto impreSSionante, Bi!
Realmente as redes sociais dominam o mundo virtual. Mas isso também é reflexo da mídia, que usa da liberdade de expressão para mostrar o que a maioria da população gosta de ver/saber: a vida alheia. Além disso, podemos citar fofocas, sexo, brigas, sexo, peito, sexo, bunda, sexo, mulheres e homens sarados, e também, acho que não citei ainda, sexo. O fenômeno "Big Brother" é tão poderoso quanto as redes sociais. O "olho que tudo vê", "vamos dar uma espiadinha", "quem você conhece", é o que dá IBOPE, é o que dá dinheiro e é o que faz com que milhões de pessoas passem horas atrás de uma TV ou ainda clicando loucamente nas atualizações dos conhecidos/amigos/parentes nas redes sociais.
Estamos na Era da informação e da Era digital, afinal, quem não tem ou já teve um Orkut, ou ainda, que nunca deu uma "espiadinha" que atire a primeira pedra!

Bi, beijos e parabéns pelos seus textos! Excelente trabalho! Continue assim! =)