quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Uma história para se ler de dia também

"Eu nunca pensei muito em como eu morreria" - é assim que começa a história do romance mais lido em todo o mundo hoje em dia.

Crepúsculo, de Stephenie Meyer, lançado no ano de 2005 no exterior, e no Brasil em Português no segundo semestre de 2008, quebrou todos os recordes de livros vendidos desde "O código da vinci", de Dan Brown, no mundo todo.

A saga de Crepúsculo é composta por quatro livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Breaking Dawn (ainda sem tradução para o Português). A história - narrada pela principal personagem - conta como a vida de uma adolescente que acabara de se mudar para a casa de seu pai, muda após o encontro com o então vampiro adolescente. Os dois se apaixonam um pelo outro e vão descobrindo juntos tudo o que é preciso descobrir sobre o outro. Se apaixonam e mesmo sabendo de todos os perigos, se arriscam para viver esse amor. Há quem diga que essa saga é o novo "Romeu e Julieta", porém, eu prefiro continuar acreditando que "no amor, nada é impossível".

É impressionante como Stephenie, uma dona de casa norte-americana, conseguiu passar aos leitores a maneira simples, lenta, verdadeira e pura de como essa história acontece. Cheia de surpresas, a saga causa medo, admiração, adrenalina, emoção e arranca suspiros de quem se delicia nas páginas tão bem criadas da história de Stephenie.

A autora conseguiu quebrar o número de livros vendidos da saga de Harry Potter.
Sem dúvida nenhuma, tanto um quanto o outro, criam universos totalmente voltados ao que se está sendo narrado. Embora Crepúsculo seja uma literatura mais fácil de se ler, de se entender, não significa que seja menos "literário" do que Harry Potter. O mundo inteiro ficou de coração partido - e mãos abanando - quando JK Rowling resolveu acabar com todos os mistérios que a vida do bruxo preferido do mundo inteiro tinha, e escrever o último livro da série.

É um bem para os amantes da leitura Stephenie ter surgido com tal enredo. É um assunto diversificado, aonde uma teia é tecida e só acaba na última palavra do último livro, sem conclusões precipitadas.

Acredito que o que conta mesmo é que a literatura mundial - inclusive os muitos leitores que criaram paixão por livros após lerem Crepúsculo - só tem a ganhar com tudo isso.

Já tive o prazer de ler os quatro livros e recomendo sem sombra de dúvida nenhuma aos que apreciam uma boa literatura.

Crianças, jovens, adultos: conheço pessoas das três gerações que leram, ou estão lendo, e ficam cada vez mais encantadas a cada palavra lida.

Um comentário:

Paulo Medina disse...

Isso aí Gaby

gostei muito desta crítica, parabéns amor!

que todos possam aprimorar sua leitura dia a dia, e eu aprendo isso com voce sempre!

beijos