domingo, 8 de março de 2009

A música em dois planos

“O público brasileiro é mais animado, cai na folia pra valer. Enquanto que o americano é mais exigente com a qualidade”.

Esta é a definição de Ricardo Palma – músico e produtor musical campineiro que mora nos Estados Unidos há pouco mais de 10 anos – para o público que ele vê dos palcos, seu lugar desde sempre.

Com 11 anos de idade, tocou o seu primeiro violão, e, desde então, não parou mais.

Com uma média de 15 shows por mês e trabalhos como produtor musical todos os dias, ele diz que acha engraçado quando as pessoas que não trabalham com arte criticam quem o faz, e acabam questionando-o quando é que ele vai arranjar um emprego, sendo que na verdade, Ricardo “vive da música”, e na maioria das vezes, vive melhor do que quem trabalha com o que não gosta.

Quando questionado em como se sente fazendo parte da vida de outros músicos, como seu produtor, Ricardo diz que “O compromisso de influenciar no trabalho e criação de outra pessoa me traz muita tensão pela responsabilidade, e depois que o trabalho está pronto, a sensação é de honra pela oportunidade. Acho que essa é uma postura que enriquece o trabalho. Sempre com respeito!”


Acostumado a viver em um país norte-americano, ele não critica a questão da pirataria no Brasil. Diz que é uma coisa necessária quando comparamos o preço de um CD verdadeiro com o salário médio do brasileiro.
Ligado na tecnologia, ele alerta os artistas que já existem meios de divulgação de trabalho sem pirataria, a internet, é um deles. Ricardo acredita que a pirataria ajuda a divulgar o trabalho do artista, a fazer o mesmo ser amado por um público fiel, que mesmo tendo em mãos um material com pouca qualidade – como é o caso do CD pirata – não deixa de admirar o seu ídolo e conhecer as músicas do mesmo, não somente as que estão nas paradas de sucesso.

Ricardo já tocou com os mais variados tipos de bandas desde que se mudou para o exterior, porém, não deixa de esconder que a sua paixão por música e a sua inspiração para fazer música, vem do rock da pesada, com bandas como Metallica, Peter Gabriel e Dream Theater.

Ricardo acredita que competência, humildade, carisma e dedicação, são ingredientes básicos para as pessoas que querem um dia alcançar o reconhecimento do público e poder “viver da música”. Diz ainda, que se cada artista fizer a sua parte quando está dentro de uma banda iniciante, e realmente se importar com os seus objetos de trabalho e com a imagem que estão passando para um possível produtor que esteja “de olho” na banda, esse artista irá se destacar dentre os outros.

Na hora de dar um conselho para as pessoas que tem como objetivo de vida a música, Ricardo não hesita e diz “Seja o melhor que você pode ser sempre”!

10 comentários:

Anônimo disse...

muito bom gaby
^^
é esse !

Anônimo disse...

esse coments d cima é d paulo medina

Anônimo disse...

MetaLLica, sem acento!!!! Pelaamor!!!!!!

Gabriela Angeli disse...

Opa! Gostei do texto! Beijos!

Gabriela Paschoal disse...

Anônimo... Obrigada!
É esse mesmo, né? Vamos ver como vai ficar a correção da nossa querida! rs

*

Sister, já arrumei o nome da banda! rs... Não sabia que era assim! E de qualquer jeito, obrigada pelo toque ;)

*

Gabi... Que responsa ter você aqui, comentando e ainda, dizendo que gostou! A sua opinião é muito importante pra mim! Obrigada... Por tudo ;)

*

Beijo gente!

Saco de Bagulhos disse...

Oi, Gaby.
Primeira vez que visito teu blog e já posso afirmar que virei fã. E nem foi somente pelo que escreveu nas postagens: o texto do perfil também é cativante e só o fato de gostar tanto de comunicação (assim como eu) já seria suficiente. rs
Tenha um ótimo final de semana.
Beijo

Gabriela Paschoal disse...

Olá Márcio, que legal você aqui!
Só o fato de você ser mais um apaixonado por comunicação, já me fez simpatizar! rs
Obrigada pela visita e volte sempre!

Anônimo disse...

Gaby, linda demais. Parabéns

Rozana Palma

Unknown disse...

Oi Gaby, muito bom o texto!

O Ricardo eh um grande profissional da musica q admiro muito! Tive o grande prazer de trabalhar muitas e muitas vezes com este cara genial que alem de tudo eh um grande amigo meu.
Se voce estah procurando um musico, produtor ou engenheiro de som de altissimo calibre, aih estah:

Ricardo Palma

Parabens!

Gabriela Paschoal disse...

Rozana! :) Que alegria e que coisa boa ter você aqui! Pode vir sempre que quiser, rs! Saudade...

Beijos

*

Artur... é o Arturzinho? rs
Obrigada, ele é demais mesmo!

Beijos